quinta-feira, 14 de maio de 2009

Memória do Futebol Alagoano - Ferroviário


O Ferroviário Atlético Clube é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas. Suas cores são verde e branco.

A história do Ferroviario

O Ferroviário Atlético Clube fundado no dia 02 de maio de 1937, já foi uma das mais poderosas equipes do futebol alagoano. Começou a participar dos campeonatos oficiais em 1951, já no ano de 1953 se sagrava campeão da capital e em 1954 campeão estadual. Seu plantel era formado por grandes jogadores que tinha a base da seleção alagoana da época. A maioria dos jogadores conseguiram empregos na Rede Ferroviária. Depois, somente em 1977 é que o clube esmeraldino voltou a brilhar. Um brilho que não demorou muito e Ferroviário começou a descer a ladeira de maneira rápida. Com uma pequena torcida e minguado corpo social, o clube da Rede Ferroviária foi desaparecendo. Chegou até a mudar de cor. Passou de verde e branco para vermelho e amarelo. Chegou a disputar alguns campeonatos alagoanos da II divisão mas, sem nenhum sucesso. Hoje, ninguém fala mais no Ferroviário.
O Ferroviario participou dos seguintes campeonatos alagoanos da primeira divisão.
De 1951 a 1960, 1963 e de 1966 a 1989.
Parou em 1989 e nunca mais voltou a participar da primeira divisão.


Time do Ferroviário - 1953 - Em pé, o técnico Madalena, Aldo, Vetinho, Bequinho, Newton, Peça, Chico(Diretor), Valdevino(Presidente). Agachados, Botinha, Orizon, Tadeu, Quincas, Sucata e Dirson.
Títulos


Estaduais
Campeonato Alagoano: 1954.

Ferroviario campeão alagoano de 1954

Na história do futebol alagoano existem páginas de cativante beleza. A grande maioria dessas páginas foi escrita em cores, onde prevaleceram sempre o vermelho e o azul. Mas antes do advento do Trapichão, algumas páginas foram escritas com outras cores, como por exemplo, o verde e branco, representando na época o Ferroviário. Disputando seu primeiro campeonato oficial em 1950, os esmeraldinos conquistaram o certame de 1954. No ano anterior, o Ferroviário havia ganhado o campeonato da cidade e o ASA de Arapiraca o do interior. O regulamento mandava que os dois disputassem uma melhor de três para decidir o titulo do Estado. O Ferroviário se recusou a participar esta decisão e a Federação proclamou o ASA o campeão alagoano de 1953.
No ano seguinte, o campeonato foi disputado em dois turnos. O primeiro foi conquistado pelo CRB e o segundo pelo Ferroviário. Pelo regulamento o campeão seria conhecido através de uma melhor de três entre os campeões de cada turno. A imprensa dava como favorito o time da Rede Ferroviário que possuía um plantel com muitos veteranos bons de bola e alguns jovens com muita vontade de vencer.
Mas para ganhar o segundo turno, o Ferroviário começou vencendo o Auto Esporte por 3x1. Depois goleou o CSA por 3x0. Superou o Esporte Clube Alagoas por 2x1. Derrotou o Alexandria também por 2x1. Entretanto, no último jogo contra o CRB, perdeu por 1x0. Mesmo perdendo, o Ferroviário ficou o titulo do segundo turno. Este resultado deu a falsa impressão ao CRB que o clube da pajuçara poderia ganhar a melhor de três na decisão do titulo de campeão da temporada.
No primeiro clássico da série, o time da Rede obteve uma sensacional vitória por 2x1, dando personalidade ao elenco. Tanto que, mesmo sendo derrotado, também por 2x1, no segundo jogo, foi para a “negra” com muita disposição. Este foi sensacional e disputado no dia 15 de maio de 1955. Isso mesmo. O campeonato de 1954 somente foi decidido no ano seguinte. O CRB chegou a abrir o marcador. O gol não abalou o Ferroviário que virou o marcador para 3x1 e selou a campanha de 1954. Estava, assim, escrito um capitulo em verde e branco na história do futebol alagoano.
Detalhes do terceiro jogo da decisão do campeonato.
Dia: 15 de maio de 1955.
Local: Pajuçara.
Juiz: Adalberto Silva.
Ferroviário 3 x CRB 1.
Gols de Zequinha (CRB). Aldo dois e Vetinho (Ferroviário).
Ferroviário campeão com Quincas. Sucata e Orizon. Botinha. Dirson e Ilzo.
Aldo. Vetinho. Bequinho. Newton e Bewilson.
O CRB vice campeão com Luiz. Helio Ramirez e Miguel Rosas. Salinho. Tadeu e Castanha. Miro. Perereca. Zequinha. Eraldo e Malvino.
Anormalidade: Perereca perdeu um pênalti aos 40 minutos do primeiro tempo quando o marcador era de 1x1.

Ferroviario campeão do Torneio Inicio de 1952


Foto da equipe do Ferroviário que disputou o quarto jogo contra o CSA.
Em pé: Pirilo. Orizon. Newton. Piolho. Dirson e Bá.
Agachados: Peça. Vetinho. Claudinho. Aldo e Milton Mongôlo.


Quando no futebol alagoano, existia o torneio inicio, havia detalhes interessantes. No de 1952, os jogos de dois tempos de dez minutos, podiam ser decididos também nos escanteios. Isso mesmo. Os escanteios contavam para a classificação. Vamos ver como o Ferroviário conquistou o titulo do torneio inicio de 1952. O torneio foi no campo da pajuçara.
Primeiro jogo – CSA 0 x Alexandria 0 – CSA se classificou. O Alexandria cedeu um escanteio.
Segundo jogo – Ferroviário 0 x CRB 0 – Venceu o Ferroviário por 3 escanteios contra um.
Terceiro jogo – 13 de Maio 1 x Auto Esporte 0
Quarto jogo – Ferroviário 1 x CSA 0
Decisão – Ferroviário 1 x Treze de Maio 0 – gol de Dirson.
O time campeão formou com Pirilo. Newton e Orizon. Piolho. Dirson e Bá. Milton Mongôlo. Vetinho. Haroldo (Aldo). Claudinho e Peça.

Fontes: Sítios Wikipedia e Museu dos Esportes Alagoanos

Nenhum comentário: